segunda-feira, 1 de agosto de 2011

Inclusão Digital e Social

Inclusão Digital é considerada como democratização das tecnologias. Esse assunto tem sido muito repercutido no Brasil pelas dificuldades encontradas para a implantação.
Incluir uma pessoa digitalmente não apenas "alfabetizá-la" em informática, mas sim fazer com que o conhecimento adquirido por ela sobre a informática seja útil para melhorar seu quadro social. Desde  de 2005, foi implantado pelo Governo Federal um projeto de inclusão digital: Computador para todos. Esse projeto é voltado para a classe C e permite a oferta de computador e acesso à Internet a preços subsidiados. O equipamento deve utilizar obrigatoriamente software livre.

A Inclusão Digital tem como objetivo, ampliar as oportunidades e permitir a inserção de todos na sociedade da informação, como por exemplo: idosos, comunidades carentes, grupos sociais de baixa renda e deficientes, que não tem acesso à informática, através da realização de cursos de formação em tecnologias de informação e comunicação. Com parceria principalmente do Governo que visam proporcionar momentos de lazer e continuidade de aprendizagem.

A inclusão não significa simplesmente inserir uma pessoa na sua comunidade, na escola, no mundo do trabalho ou nos espaços de saúde e de lazer de seu município, mas promover o pertencimento das pessoas nesses diferentes espaços para que elas se sintam parte da sociedade e exercitem seus direitos e deveres. 
 A inclusão deve ser entendida como meio de garantia de direitos, a Inclusão Digital pode ser entendida como uma estratégia de garantia dos direitos de todos ao acesso às tecnologias de informação e de comunicação.

Inclusão Digital é um direitos de todos pois quem não tem acesso às tecnologias de informação e comunicação (TIC´s) terá mais dificuldades de viver em sociedade e de ter acesso aos diferentes serviços públicos.




A Inclusão Digital além do acesso a computador também é útil para garantir o direito à comunicação digital entre as pessoas, independente de classe social, sexo, gênero e etc. Mas isso ainda não é uma realidade para muitos que vivem nesse mundo.
A finalidade dos telecentros é incluir todos digitalmente para que possa melhorar as condições de vida de cada cidadão.

Inclusão Social


Inclusão social é uma ação que combate a exclusão social geralmente ligada a pessoas de classe social, nível educacional, portadoras de deficiência física e mental, idosas ou minorias raciais entre outras que não têm acesso a várias oportunidades, ou seja, Inclusão Social é oferecer aos mais necessitados oportunidades de participarem da distribuição de renda do País, dentro de um sistema que beneficie a todos e não somente uma camada da sociedade.