TELECENTRO

O Telecentro é um espaço público no qual proporciona acesso gratuito às tecnologias de informação e comunicação, com computadores conectados à Internet, disponíveis para múltiplos usos, incluindo navegação livre e pequenos cursos e outras atividades de promoção do desenvolvimento local, permitindo aproximação entre as pessoas, o conhecimento de novos amigos, diminuindo a distâncias e possibilitando uma nova forma de interação. Tendo como o maior objetivo ajudar a desenvolver a comunidade no uso das tecnologias digitais no desenvolvimento comunitário, econômico, educacional e social – reduzindo o isolamento, interligando as divisas digitais. 
 
O primeiro telecentro de Remanso-Bahia teve inicio no dia 03 de outubro 2006, o qual é localizado na avenida Olímpio Campinho ao lado do mercado municipal, O  segundo Telecentro da Área Industrial foi inaugurado no dia 08 de abril de 2010, localiza-se na Avenida José Dias Ribeiro, S/N, Área Industrial, próximo ao terminal rodoviário de Remanso – Bahia, está a serviço para todos os remansenses, de todas as os bairros, quadras e interior.
Os moradores dessas comunidades, especialmente crianças e jovens quando se depararam frente à tela de um computador os olhos pareciam imóveis e arregalados, com fome de informação e com muita coisa para contar sobre sua cultura e sua realidade, nesse espaço que provoca tanta transformação com sua chegada Telecentro estamos todos convidado a conhecer o cotidiano do Telecentro.
O telecentro pode ser utilizados pelos usuários para acessar páginas da web, correio eletrônico, produzir trabalhos e documentos, desenvolver estudos e pesquisas, bem como capacitar-se através dos cursos.
No Telecentro  você encontra informação, conhecimento, qualificação profissional e cultura por meio da tecnologia digital.
O Programa de Inclusão digital visa garantir à população o acesso às tecnologias da informação e da comunicação, através dos recursos tecnológicos das redes de computadores.
 

Apesar dos telecentros serem diferentes entre si, seu foco comum está em, por exemplo, no uso das tecnologias digitais para suportar o desenvolvimento comunitário, econômico, educacional e social – reduzindo o isolamento, interligando as divisas digitais, promovendo questões de saúde, criando oportunidades econômicas e alcançando os jovens.
Telecentros existem em praticamente todos os países, seu objetivo é possibilitar ao cidadão, especialmente o de baixa renda, o livre acesso às tecnologias de informação e comunicação. E em função dessa iniciativa, muitos usuários terão a oportunidade de usufruir os inúmeros benefícios ligados ao uso dos recursos digitais, melhorando sua condição de vida, embora às vezes recebam nomes diferentes (ex: vilas do conhecimento, infocentros, centros comunitários de tecnologia (CCTs), centros comunitários de multimídia (CCMs), telecentros multifuncionais da comunidade (TMCs) ou telecentros escolares, (CDC)Centro Digital  de Cidadania. Os telecentros podem ser sem fins lucrativos, empreendedores sociais, organizações não-governamentais, organizações governamentais, ou de desenvolvimento por doações. 
Nós, monitores e monitoras, são pessoas fundamentais em estender esses benefícios às pessoas dos bairros, da nossa comunidade, e da nossa cidade.