IMPORTANTE



Desigualdade Social


 A Desigualdade Social 
acontece quando a distribuição de renda é feita de forma diferente, sendo que a maior parte fica nas mãos de poucos. No Brasil a desigualdade social é uma das maiores do mundo. Por esses acontecimentos existem jovens vulneráveis hoje, principalmente na classe de baixa renda, pois a exclusão social os torna cada vez mais supérfluos e incapazes de ter uma vida digna. Muitos jovens de baixa renda crescem sem ter estrutura na família devido a uma série de conseqüências causadas pela falta de dinheiro sendo: briga entre pais, discussões diárias, falta de estudo, ambiente familiar precário, educação precária, más instalações, alimentação ruim, entre outros.
   O desenvolvimento das Tecnologias da Informação e da Comunicação (TIC) e sua desigual apropriação pelos diferentes estratos sociais originaram um novo tipo de desigualdade, cuja face mais visível (não, talvez, a mais relevante) é a impossibilidade de acesso dos mais pobres ao computador, à internet e aos conhecimentos básicos de informática. Trata-se da desigualdade digital (para alguns, exclusão digital).
Podemos perceber que o ódio que faz com que uma pessoa se torne violenta sempre tem razões anteriores. Na maioria das vezes que vemos depoimentos de pessoas envolvidas com violência, as mesmas tiveram na infância situações onde o pai era ausente ou se presente espancava a mãe, a miséria fazia com que os pais vendessem drogas por um prato de comida, pais entregavam filhos para adoção ou até mesmo abandonavam os filhos ao invés de tentar reverter à situação. Alguns casos, as pessoas hoje violentas foram vítimas de abuso sexual quando mais jovens e essa série de situações trazem uma ira e desejo de vingança não só dos malfeitores, mas também das autoridades que sabem de todos esses possíveis acontecimentos e não tomam posição.
  A cada dia que passa ,pessoas são mortas, espancadas e abusadas. 

 Igualdade Social

O conceito de Igualdade é a ausência de diferenças de direitos e deveres entre os membros de uma sociedade.
A igualdade social significa a inexistência de diferenças hereditárias de condições, o que quer dizer que todas as ocupações, todas as profissões, dignidades e honrarias são acessíveis a todos. Estão, portanto, implicadas na ideia de democracia a igualdade social e, também, a tendência para a uniformidade dos modos e dos níveis de vida.
É preciso que todos tenhamos consciência e lutemos contra processos de desigualdade que causam exclusão e que geram violência. É preciso que pessoas de alto escalão projetem uma vida mais digna e com oportunidades de conhecimento para pessoas com baixa renda para que possam trabalhar e ter o seu próprio sustento.
Portanto, nós dos telecentros, lutamos por igualdade, pois é direito de todos ter uma vida digna. Nosso dever é combater a desigualdade para que a igualdade possa progredir.

Acessibilidade nos Telecentro

   É um local de fácil acesso para toda comunidade, devido
 ser um projeto comunitário no qual permite acessibilidade total a todos, sem discriminação e sem preconceitos, havendo inclusão social. E por ser um lugar onde podemos possibilitar melhoria de vida de nossa comunidade.
Raramente esse termo é aplicado para as pessoas com deficiência, embora elas representem 14, 5% (o equivalente a 27 milhões de pessoas) da população total do Brasil – ou seja, uma proporção muito significativa! uitas das veses eles não estão nas ruas e nos locais públicos porque não têm acessibilidade:como por exemplo um cadeirante entrar em ônibus que não seja adaptados Já imaginaram uma pessoa com deficiência visual driblando orelhões, vendedores ambulantes, bancas de jornal, postes, que se espalham pelas calçadas sem nenhuma padronização fica díficil.
A maioria dos locais públicos não está preparada para receber e acomodar adequadamente as pessoas com deficiência.A melhoria da acessibilidade dos Telecentros é, portanto, um passo de fundamental importância no processo de inclusão social e digital, pois através, dela são atendidas, simultaneamente, as necessidades de pessoas com deficiência, e de muitas outras pessoas.

     
Tendo:
Espaço amplo para cadeirantes, mesas capacitadas para cadeirantes, rampas, espaço aberto para comunidade, computadores conectados a internet, palestras e etc.

Aqui em Remanso nós monitores não temos capacitação pra lidar com deficientes. Esperamos que em breve o governo possa investir  mais em cursos, como por exemplo um curso de libras, para os monitores, muitas coisas deve ser adaptada nos telecentros para torná-lo mais acessível, para melhorar a vida de cada um da nossa comunidade, inclusive dos usuários especiais, aqui no telecentro temos alguns usuários que são deficientes auditivo mas até agora conseguimos lidar  muito bem com eles, sempre procurando atende-lo da melhor forma possível.
O telecentro está de portas abertas para todos independente de raça cor ou classe social.