REMANSO-BA

Remanso  



Remanso é um município brasileiro do estado da Bahia, localizado às Margens do Rio São Francisco. Sua população é de 39.149 habitantes. Fica às margens do "Lago de Sobradinho", o maior lago artificial do mundo em espelho d'água, onde foi construída a hidrelétrica de Sobradinho. Fica a 770 quilômetros de Salvador.

História

Com a construção dessa hidrelétrica, os municípios de Remanso, Casa Nova, Sento Sé, Pilão Arcado e Sobradinho, passaram por um processo de mudanças marcado pela retirada dos povos das cidades dos locais que iria ser ocupado pela represa nos anos 70. Isso foi de grande importância para estas cidades, no que se diz respeito à estrutura urbana, principalmente para Remanso, que com a mudança, através de um projeto da CHESF (Companhia Hidro Elétrica do São Francisco), passou a ser uma cidade mais estruturada, com ruas largas, onde 100% de suas ruas urbanas já estão iluminadas e, aproximadamente 90% da cidade já conta com uma rede de esgoto.

Turismo

Remanso possui muitos atrativos turísticos naturais, a maioria deles ligados ao Rio São Franscisco. Na borda do lago têm-se a Praia de Amaralina ou Prainha, o caís, os passeios pelo rio São Francisco, as ruínas da “Velha Cidade”, entre outros. A gastronomia regional (galinha caipira, pescados e carne de bode), o micareta, conhecido atualmente como “Remafest”, a festa de Nossa Senhora do Rosário são outros atrativos importantes do município.


Praia de Amaralina

 



Mais conhecida como “Prainha” é o principal ponto turístico do município. Trata-se de uma praia fluvial, localizada a 800 metros do centro da cidade. O acesso é facilitado por uma via em mão dupla — Avenida Manoel Amâncio Coelho. Na área existe um complexo com 13 barracas, que servem bebidas e petiscos típicos; um restaurante — “Velho Chico” — especializado na gastronomia regional, com ênfase nos pescados; além de banheiros, chuveiros e área de estacionamento. Existe também no local uma pista de motocross. Quando o Lago de Sobradinho está acima da cota, as suas águas aproximam-se mais das barracas e torna-se um atrativo  a parte.







A calçada que ladeia a via de acesso funciona como uma pista de Cooper. No local existem alguns campos de futebol, onde no início da manhã ou fim da tarde é utilizado para os “babas”. Nos fins de semana, nas festas de virada de ano, em campeonato de motocross e no micareta — carnaval fora de época — as areias do balneário são tomadas pelos moradores locais e turistas. Os eventos noturnos acontecem graças à iluminação.

Apesar de tudo isso, há problemas, como: falta de sinalização, dificuldade de acesso ao local por parte de pessoas portadoras de necessidades especiais, mão-de-obra não capacitada para atender aos clientes das barracas e restaurantes, estacionamento e banheiros precários, poluição visual (outdoors), falta de área de lazer para as crianças, entre outros.

Cais 
 



É o porto fluvial da cidade, construído pela CHESF no período em que foram executadas as obras de construção civil da cidade. Essa obra consiste numa banca que avança em direção ao Lago de Sobradinho. A pista até os dias de hoje não é pavimentado e pedras de grandes dimensões ladeiam a banca funcionando como uma barreira de proteção.

Do lado direito da banca, para quem olha no sentido da ponta do cais, as águas são mais estagnadas. Nesse lado funciona o porto. Três rampas servem de atracação para as embarcações. A maior delas situa-se na no final da banca. Também é o local preferido pelos banhistas para um mergulho nas águas do rio. O pôr-do-sol no final da tarde atrai nativos e visitantes para esse local. No lado oposto, as água são agitadas e seu uso destina-se mais à pescaria.

Na ponta do cais foram implantados restaurantes que serviam pratos da gastronomia local. Hoje esses pontos comerciais são os maiores atrativos turísticos da cidade. Com o passar do tempo, o cais tornou um dos pontos mais degradados da cidade. A pista cheia de buracos, a falta de sinalização, a iluminação deficitária, a erosão que vem desgastando a pista (banca), a falta de segurança e a marginalização do local vem afastando os usuários desse equipamento de lazer. O porto ainda funciona, ainda que de forma problemática e é itinerante, mudando de lugar conforme o nível das águas do Lago de Sobradinho.
Natureza


A maior riqueza natural de Remanso é o Rio São Francisco, com maravilhosas prainhas e o porto fluvial chamado de Cais onde se deslumbra um dos mais belos por do sol do mundo , Remanso tem com atração as variedades da caatinga a vegetação nativa .


Estrutura

Remanso possui atualmente cerca de 70% de suas ruas pavimentadas, 100% de ruas iluminadas, e 90% de rede de esgoto. Não podemos dizer o mesmos das estradas que trazem o alimento e o progresso para esta cidade, posto que estão completamente abandonadas, sem posto policial, e carecendo de infra-estrutura. O porto de Remanso é o segundo mais movimentado da microrregião de Juazeiro.perdendo apenas para Juazeiro por ser o centro regional desta área da Bahia.

O comércio da cidade é bastante movimentado detendo de várias opções de varejo e atacado entre lojas de móveis,eletrodomésticos,roupas e etc. Na comunicação Remanso possui uma emissora de Rádio Comunitária a Zabelê FM e aguarda a implantação de mais uma emissora de FM já outorgada pelo ministério das comunicações. A cidade é servida por 3 provedores de internet, cobrindo toda cidade,além dos serviços fornecidos pelas operadoras de celulares OI, Claro,VIVO e TIM . O sinal de TV chega através do sistema de recepção e retransmissão local que repete o sinal da TV São Francisco ,TV Aratu, TV Itapuã, TV Banda Bahia, Rede Tv, TVE BA.

Na área hoteleira Remanso possui hotéis simples porém confortáveis e aconchegantes . Na área de saúde Remanso conta com os serviços hospitalares da casa de saúde de Remanso e da Clinica São Pedro além do centro básico de saúde e outros postos espalhados pela cidade. Remanso possui 3 agências bancárias o Banco do Brasil, Bradesco e agência da Caixa Econômica, além de um posto avançado do Banco do Nordeste.