TECNOLOGIA


Tecnologia

Tecnologia é um termo que envolve o conhecimento técnico e científico e as ferramentas, processos e materiais criados e/ou utilizados a partir de tal conhecimento. Dependendo do contexto, a tecnologia pode ser:
    As ferramentas e as máquinas que ajudam a resolver problemas.
    As técnicas, conhecimentos, métodos, materiais, ferramentas e processos usados para resolver problemas ou ao menos facilitar a solução dos mesmos.
    Um método ou processo de construção e trabalho (tal como a tecnologia de manufatura, a tecnologia de infra-estrutura ou a tecnologia espacial)
    A aplicação de recursos para a resolução de problemas;
    O termo tecnologia também pode ser usado para descrever o nível de conhecimento científico, matemático e técnico de uma determinada cultura;
    Na economia, a tecnologia é o estado atual de nosso conhecimento de como combinar recursos para produzir produtos desejados (e nosso conhecimento do que pode ser produzido).
A Tecnologia é, de uma forma geral, o encontro entre ciência e engenharia. Sendo um termo que inclui desde as ferramentas e processos simples, tais como uma colher de madeira e a fermentação da uva, até as ferramentas e processos mais complexos já criados pelo ser humano, tal como a Estação Espacial Internacional e a dessalinização da água do mar. Freqüentemente, a tecnologia entra em conflito com algumas preocupações naturais de nossa sociedade, como o desemprego, a poluição e outras muitas questões ecológicas, filosóficas e sociológicas.== Tecnologia e economia ==hhh Existe um equilíbrio grande entre as vantagens e as desvantagens que o avanço da tecnologia traz para a sociedade. A principal vantagem é refletida na produção industrial: a tecnologia torna a produção mais rápida e maior e, sendo assim, o resultado final é um produto mais barato e com maior qualidade. As desvantagens que a tecnologia traz são de tal forma preocupantes que quase superam as vantagens, uma delas é a poluição que, se não for controlada a tempo, evolui para um quadro irreversível. Outra desvantagem é quanto ao desemprego gerado pelo uso intensivo das máquinas na indústria, na agricultura e no comércio. A este tipo de desemprego, no qual o trabalho do homem é substituído pelo trabalho das máquinas, denominado desemprego estrutural.
Algumas tecnologias que vão mudar o mundo na próxima década
Da mesma forma que o poder computacional aumenta exponencialmente, o mesmo acontece com as mudanças em TI. Isso quer dizer que os próximos dez anos devem ser pautados por novidades tecnológicas muito mais intensamente do que nos últimos dez anos.ecnologia disruptiva é, por natureza, imprevisível, mas ainda é possível identificar os trabalhos que serão desenvolvidos nos laboratórios de P&D em todo o mundo e verificar o que o futuro reserva. Esse é o trabalho em tempo integral de Dave Evans, futurista-chefe da Cisco e tecnólogo-chefe da Cisco Internet Business Solutions Group (IBSG).

História da tecnologia

A história da tecnologia é quase tão antiga quanto a história da humanidade, e se segue desde quando os seres humanos começaram a usar ferramentas de caça e de proteção. A história da tecnologia tem, consequentemente, embutida a cronologia do uso dos recursos naturais, porque, para serem criadas, todas as ferramentas necessitaram, antes de qualquer coisa, do uso de um recurso natural adequado. A história da tecnologia segue uma progressão das ferramentas simples e das fontes de energia simples às ferramentas complexas e das fontes de energia complexas, como segue:
As tecnologias mais antigas converteram recursos naturais em ferramentas simples. Os processos mais antigos, tais como arte rupestre e a raspagem das pedras, e as ferramentas mais antigas, tais como a pedra lascada e a roda, são meios simples para a conversão de materiais brutos e "crus" em produtos úteis. Os antropólogos descobriram muitas casas e ferramentas humanas feitas diretamente a partir dos recursos naturais.
A descoberta e o conseqüente uso do fogo foi um ponto chave na evolução tecnológica do homem, permitindo um melhor aproveitamento dos alimentos e o aproveitamento dos recursos naturais que necessitam do calor para serem úteis.
Adicionar legenda

O Software Livre faz parte de seu dia-a-dia, você estará utilizando  sistema operacional no seu computador seja: Linux ou   Mozilla Firefox  você está utilizando um Software livre. Os celulares também possuem um software dentro deles que organizam todas suas funcionalidades; alguns celulares utilizam software livre.

Software a parte lógica de um ambiente computacional. Software ou, como também é conhecido, programa de computador, é um conjunto de instruções lógicas que “dizem” ao computador.
As instruções lógicas de um software são criadas por um programador, ou como também é conhecido, desenvolvedor de software . Estas instruções são chamadas de código fonte.
Exemplo de código fonte escrito, em linguagem php, que lê dois valores registrados em variáveis e indica o maior:
Software Livre
O Software Livre permite que qualquer usuário possa usar e produzir cópias do software sem restrições do seu desenvolvedor, possa ter acesso ao seu código fonte, e àquele que for capacitado, permite entender, através do código fonte, como o software foi desenvolvido, para propor e implementar melhorias.
O Software Livre possibilita que grupos de desenvolvedores do mundo inteiro proponham melhorias e correções em sua estrutura. Estes grupos de desenvolvedores são conhecidos como Comunidades de Desenvolvedores ou Comunidades de Software Livre . Este processo compartilhado de desenvolvimento de novas versões, ou mesmo de construção de novos softwares, acontece em várias partes do mundo, pela internet.
Existe um acordo entre esses desenvolvedores (ou os programadores) de software e os usuários (que usam o software) para a utilização deste produto. Estes acordos são conhecidos como licença de uso de software que nada mais são do que um contrato, entre as partes, sobre como o software poderá ser utilizado.
Existem licenças livres que permitem o uso do Software sob as condições que o qualifiquem como um Software Livre, conforme tratamos acima. Porém, existem também, as licenças proprietárias que têm a intenção de proibir qualquer alteração do código fonte do produto e a sua distribuição ou cópia sem a autorização da empresa fabricante. Neste caso, quem adquire o software proprietário e o instala em seu computador, só pode ser um usuário das ferramentas de que o software dispõe, não pode, portanto, alterá-lo, melhorá-lo, copiá-lo e distribuí-lo.
Ao impossibilitar que qualquer pessoa possa acessar o código fonte de um software e mudá-lo, as empresas produtoras de softwares proprietários não dão alternativa aos usuários de adaptarem o software às suas necessidades ou de atualizar suas funcionalidades. Esses usuários, que podem ser uma pessoa, instituições privadas ou públicas e tantos outros, mesmo sendo capacitados a programarem, ficam sujeitos às atualizações que a empresa produtora do software faz e no rítmo que lhe convier. Ficam sujeitos, também, a terem que atualizar constantemente suas máquinas na medida em que as atualizações de softwares são lançadas pelas empresas fabricantes.
Atualmente a velocidade com que isso ocorre impõe um processo de substituição dos produtos que supera as condições das maiorias das pessoas em adquiri-las, sejam hardwares (computadores – máquinas), softwares, celulares, equipamentos multimídia, etc.
Você pode notar isso ao ver a quantidade de upgrades lançados pelos fabricantes de harware e software em um ano. São inúmeras versões para uma mesma tenologia com algumas modificações (nem sempre melhorias) que em um círculo vicioso o obriga a comprar cada vez mais deixando-o refém das tecnologias proprietárias.
Esse descompasso entre a capacidade que as pessoas têm de adquirir atualizações pagas e o ritmo em que essas atualizações são lançadas faz com que muitas pessoas acabem utilizando cópias ilegalmente.
Isso ocorre com menos frequência quando utilizamos o software livre, o qual, normalmente, as suas atualizações não demandam a atualização das máquinas do usuário final.
Diante das características e vantagens do Software Livre, ele tornou-se uma alternativa econômica viável ao software proprietário, além de garantir segurança, variedade, qualidade e desempenho superiores em seus aplicativos.
Além disso, o Software Livre (SL) proporciona um movimento crescente de solidariedade, generosidade e emancipação ao indicar que as tecnologias são ferramentas importantes para o desenvolvimento intelectual e cultural das pessoas.
Software Livre não necessariamente é gratuito. O desenvolvedor pode cobrar para que sua produção seja utilizada. A ideia de Software Livre vai além do que é gratuito. É uma questão de liberdade de escolha, não de preço. Para entender bem o conceito, você deve pensar mais em autonomia do que em custo.
E que liberdade é essa? Diferente do que acontece com o software proprietário, o software livre dá liberdade aos seus usuários executarem, copiarem, distribuírem, estudarem, modificarem e aperfeiçoarem o software, pois seu código fonte é disponibilizado por seu desenvolvedor.
Mais precisamente, ele se refere a quatro tipos de liberdade, para os usuários do software. Essa coracterística resulta em muito mais para transformar nossa comunidade.

Sistema operativo

Um sistema operativo (português europeu) ou sistema operacional (português brasileiro) é um programa ou um conjunto de programas cuja função é gerenciar os recursos do sistema (definir qual programa recebe atenção do processador, gerenciar memória, criar um sistema de arquivos, etc.), além de fornecer uma interface entre o computador e o usuário. É o primeiro programa que a máquina executa no momento em que é ligada (num processo chamado de bootstrapping) e, a partir de então, não deixa de funcionar até que o computador seja desligado. O sistema operacional reveza sua execução com a de outros programas, como se estivesse vigiando, controlando e orquestrando todo o processo computacional.

Unix foi o primeiro sistema operacional moderno
 
visando o problema da incompatibilidade de SOs de máquinas distintas, um grupo de desenvolvedores da AT&T criaram o Unix em 1969, sendo o primeiro sistema operacional moderno da computação. É possível afirmar que mais de 90 por cento dos SOs atuais foram influenciados de alguma maneira pelo Unix.
 
Sua primeira versão foi escrita em linguagem Assembly, sendo posteriormente reescrita em C no ano de 1973, linguagem que é utilizada até os dias de hoje. Este sistema introduziu conceitos muito importantes para a computação: portabilidade, multi-usuário, multi-tarefas e compartilhamento de tarefas.

Durante a década de 70, o Unix foi distribuído gratuitamente (incluindo seu código fonte) para universidades e órgãos governamentais norte-americanos, o que conferiu muita popularidade a este sistema. Sua interface era totalmente em modo texto sem interface gráfica.
Em 1977 foi lançado o BSD, sistema operacional fortemente baseado no Unix, focado principalmente para a execução em máquinas específicas de alto desempenho, como o famoso computador VAX, o qual foi uma referência de hardware na época.
O Firefox permite que você navegue com mais segurança e eficiência do que qualquer outro browser. Firefox importa seus favoritos e outras informações. E você ainda pode continuar usando outros navegadores junto com o Firefox.
O Firefox é um software livre desenvolvido pela Mozilla Foundation.As previsões da Mozilla,e de que deverá ser lançado a 27 de Setembro a
Firefox 7, Firefox  8 de Novembro e o Firefox 9 a 20 de Dezembro.



O celular é um aparelho tecnologico que é ultilizado no dia-dia não só como um meio de comunicação, como também de diversão, por exemplo ter acesso as redes sociais como orkut ,facebook, msn, ouvir música tirar fotos, assistir tv e muitas outras funções.